A busca por novos mercados em outros países e a realização de ajustes fiscais podem ajudar empresários brasileiros a sobreviver – e até a evoluir – ao longo de 2016. Ainda que o quadro econômico assuste, especialistas defendem que há saídas para a crise.
Milton Santos, presidente da Desenvolve SP, agência paulista de fomento ao desenvolvimento, é assertivo: “a exportação é sempre uma boa saída”. Em um momento de instabilidade, o executivo aconselha que o “empresariado invista na sua formação sobre o comércio exterior, para que possa entendê-lo melhor e consiga acessá-lo”.
Na contramão da demanda interna, que sofreu forte retração em 2015, Santos destaca o “gigantesco mercado global, com oportunidades em diversos países do mundo, na América Latina, na Ásia e na África”. Ele lembra que o Brasil participa de menos que 3% da corrente de comércio internacional e “tem espaço para crescer”.
A fuga para o exterior já foi percebida em 2015, especialmente entre as pequenas e médias empresas do País, conforme noticiado pelo jornal DCI.