Um navio derramou cerca de 100 litros de óleo no mar no Porto de Santos, no litoral paulista, na madrugada deste domingo (5). A Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP) apura o motivo do acidente.
Segundo a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), o incidente ocorreu por volta das 2h30, no momento em que o navio graneleiro “Golden Trader II”, de bandeira filipina, atracado no cais do Terminal 38, era abastecido por uma barcaça.
Equipes da Codesp e da Companhia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) foram acionadas e acompanham a ocorrência.
O Plano de Emergência Individual do Terminal Caramuru também foi acionado. Equipes da Codesp realizam o monitoramento de todo o estuário para verificar se há dispersão do óleo. Os trabalhos de limpeza devem perdurar por toda a noite e prosseguir na segunda-feira (6).
Ainda de acordo com a Codesp, a defensa onde a embarcação está atracada, o casco do navio e o costado precisam ser limpos.
Em nota, a Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos de São Paulo, informa que uma equipe de peritos foi enviada ao local para apurar o ocorrido. Barreiras de contenção já estavam instaladas antes do incidente. Foram coletadas amostras do óleo para confirmar sua origem. Um inquérito será instaurado para apurar possíveis causas e responsabilidades.
Fonte: G1